Inaloterapia - Sem medo de ir ao dentista | Nathi Ferreira Blog | Moda, Viagens, Looks, Maquiagem, Tendências, Estilo de Vida

Inaloterapia – Sem medo de ir ao dentista

Inaloterapia – Sem medo de ir ao dentista

Oiii, maravilhosas…

Hoje no blog muitas informações sobre a Inaloterapia, uma técnica que conheci recentemente durante um procedimento na Clinica Sorrisus de Cascavel e me ajudou muitooo, pois tenho trauma emocional desde criança, o que sempre me “freou” quando o assunto era: ir ao dentista.

Eu correspondi muito bem a sedação durante a troca de duas restaurações e achei bacana compartilhar essa dica com voces, leitoras. Pedi para que a Dra. Ana Paula contasse mais detalhes sobre esse tipo de conduta e segue abaixo todos os detalhes:

______________________________________________________________________________________

Olá Pessoal! Neste texto falarei sobre SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO que é um dos tratamentos mais procurados em nosso consultório, mas ainda é um assunto que gera dúvidas e receios em nossos pacientes. Felizmente isso não tem  motivo:  a sedação inalatória (porque usa-se uma máscara para respirar os gases oxigênio e óxido nitroso) é uma técnica altamente segura, aprovada, e usada em todo o mundo. 

No Brasil, ainda é pouco utilizada, ao meu ver, porque o equipamento é realmente caro para o cirurgião dentista e também porque exige curso e capacitação específica para o profissional que vai utilizar. 

Quando fiz o curso para ser habilitada a realizar sedação na minha clínica, FUI SEDADA UMAS 5 OU 6 VEZES. O QUE TENHO A DIZER DA EXPERIÊNCIA? É realmente muito prazeroso pois a sensação de relaxamento é incrível! Ao terminar, parecia que eu tinha feito um cochilo de umas 2 horas…altamente reparador.

O QUE É SEDAÇÃO INALATÓRIA?

A sedação inalatória é uma técnica através do qual o paciente respira uma mistura de gases (oxigênio e óxido nitroso) a fim de deixá-lo relaxado, tranquilo e mais cooperativo para procedimentos odontológicos. Ele permanece o tempo todo acordado conversando normalmente com o profissional. Os gases são administrados por meio de uma máscara nasal (parecida com as máscaras de inalação).

A SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO É UMA TÉCNICA NOVA?
Não. Descoberta por Horace Wells em 1844, essa técnica é utilizada em larga escala nos Estados Unidos desde 1930, e aprovada inclusive pela ADA (American Dental association). Outros países seguiram esse exemplo e hoje essa é uma opção disseminada em vários países do Primeiro Mundo: Reino Unido, Japão, França, Suécia, Noruega, Austrália e Nova Zelândia .

ALÉM DO RELAXAMENTO DO PACIENTE, QUAIS OS OUTROS BENEFÍCIOS DA SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO? A sedação diminui a sensação dolorosa, o que possibilita que inclusive menos anestésico seja usado. Também provoca leve alteração de memória e o paciente não se lembra claramente  de sensações desagradáveis durante sua consulta e o tempo em que ficou na cadeira odontológica parece sempre menor que o tempo real.

É UMA TÉCNICA SEGURA? Sim. A sedação com óxido nitroso é tida como um dos métodos anestésicos mais seguros em utilização atualmente. É usada por quase todos os dentistas nos Estados Unidos desde a década de 1960. No Brasil, seu uso é regulamentado pelo Conselho Federal de Odontologia que exige um curso de capacitação para os profissionais que pretendam usar a técnica em seu consultório.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES? A sedação com óxido nitroso está contraindicada para pacientes (adultos ou crianças) que não possam respirar pelo nariz ou com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), crianças que não aceitem permanecer com a máscara nasal e que chorem muito durante o procedimento (pois dessa forma respiram pela boca), gestantes, usuários de drogas e de medicamentos depressores do sistema nervoso central. Por isso é importante informar seu dentista sobre qualquer alteração de saúde ou uso de medicamentos para que ele possa determinar se há algum risco em realizar a sedação em você. Para diabéticos, hipertensos, asmáticos a técnica é altamente recomendada. A sedação só pode ser atingida se o paciente quiser. 

QUAL O PRINCIPAL EFEITO COLATERAL NEGATIVO? Efeitos negativos são raros, mas caso ocorram são náuseas, vômito e dor de cabeça durante o uso do gás apenas.

QUAL SERÁ O ESTADO DO PACIENTE AO FINAL DA SEDAÇÃO? Após o término do atendimento clinico, para reverter o estado de sedação, deve-se administrar oxigênio a 100% 5 minutos, evitando o efeito residual dos gases. O paciente se sentirá extremamente bem, descansado e relaxado. Capacidade motora e cognitiva inalterada. Portanto, adultos poderão dirigir e não precisam de acompanhantes para retornar para casa. Os pacientes podem inclusive retornar ao trabalho ou à escola logo após o procedimento.

QUAIS OS PRINCIPAIS USOS NA ODONTOLOGIA? A técnica de sedação inalatória pode ser usada conjuntamente em qualquer especialidade odontológica. O mais comum é para cirurgias e tratamentos endodônticos (de canal). Mas para muitos casos de pacientes com fobia do ambiente odontológico ou de agulhas, usa-se a sedação até para procediementos considerados mais simples como restaurações e limpeza. 

PORQUE UTILIZAMOS A SEDAÇÃO NA SORRISUS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS?

Utilizamos porque a técnica vai de encontro à filosofia da clínica: alta tecnologia voltada ao bem estar do nosso paciente. São poucas as clínicas que oferecem este diferencial pois o custo de aquisição do aparelho e dos gases é elevado, mas acreditamos que o investimento vale à pena, pois é um diferencial e pode curar medos, fobias, permitir tratamentos as vezes protelados por anos pelo medo de dentista. Acreditamos que estamos oferecendo conforto e qualidade de vida.

Texto produzido por Dra. Ana Paula Menoli

nathiferreira.com

  • Especialista e Mestre em odontopediatria, Especialista em saúde coletiva, Habilitada em sedação inalatória com óxido nitroso, Professora do curso de Graduação em Odontologia da Unipar (Cascavel/PR.), Membro da Equipe Sorrisus Clínicas Odontológicas

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *