Arquivos Saúde | Nathi Ferreira Blog | Moda, Viagens, Looks, Maquiagem, Tendências, Estilo de Vida

Inaloterapia – Sem medo de ir ao dentista

Oiii, maravilhosas…

Hoje no blog muitas informações sobre a Inaloterapia, uma técnica que conheci recentemente durante um procedimento na Clinica Sorrisus de Cascavel e me ajudou muitooo, pois tenho trauma emocional desde criança, o que sempre me “freou” quando o assunto era: ir ao dentista.

Eu correspondi muito bem a sedação durante a troca de duas restaurações e achei bacana compartilhar essa dica com voces, leitoras. Pedi para que a Dra. Ana Paula contasse mais detalhes sobre esse tipo de conduta e segue abaixo todos os detalhes:

______________________________________________________________________________________

Olá Pessoal! Neste texto falarei sobre SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO que é um dos tratamentos mais procurados em nosso consultório, mas ainda é um assunto que gera dúvidas e receios em nossos pacientes. Felizmente isso não tem  motivo:  a sedação inalatória (porque usa-se uma máscara para respirar os gases oxigênio e óxido nitroso) é uma técnica altamente segura, aprovada, e usada em todo o mundo. 

No Brasil, ainda é pouco utilizada, ao meu ver, porque o equipamento é realmente caro para o cirurgião dentista e também porque exige curso e capacitação específica para o profissional que vai utilizar. 

Quando fiz o curso para ser habilitada a realizar sedação na minha clínica, FUI SEDADA UMAS 5 OU 6 VEZES. O QUE TENHO A DIZER DA EXPERIÊNCIA? É realmente muito prazeroso pois a sensação de relaxamento é incrível! Ao terminar, parecia que eu tinha feito um cochilo de umas 2 horas…altamente reparador.

O QUE É SEDAÇÃO INALATÓRIA?

A sedação inalatória é uma técnica através do qual o paciente respira uma mistura de gases (oxigênio e óxido nitroso) a fim de deixá-lo relaxado, tranquilo e mais cooperativo para procedimentos odontológicos. Ele permanece o tempo todo acordado conversando normalmente com o profissional. Os gases são administrados por meio de uma máscara nasal (parecida com as máscaras de inalação).

A SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO É UMA TÉCNICA NOVA?
Não. Descoberta por Horace Wells em 1844, essa técnica é utilizada em larga escala nos Estados Unidos desde 1930, e aprovada inclusive pela ADA (American Dental association). Outros países seguiram esse exemplo e hoje essa é uma opção disseminada em vários países do Primeiro Mundo: Reino Unido, Japão, França, Suécia, Noruega, Austrália e Nova Zelândia .

ALÉM DO RELAXAMENTO DO PACIENTE, QUAIS OS OUTROS BENEFÍCIOS DA SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO? A sedação diminui a sensação dolorosa, o que possibilita que inclusive menos anestésico seja usado. Também provoca leve alteração de memória e o paciente não se lembra claramente  de sensações desagradáveis durante sua consulta e o tempo em que ficou na cadeira odontológica parece sempre menor que o tempo real.

É UMA TÉCNICA SEGURA? Sim. A sedação com óxido nitroso é tida como um dos métodos anestésicos mais seguros em utilização atualmente. É usada por quase todos os dentistas nos Estados Unidos desde a década de 1960. No Brasil, seu uso é regulamentado pelo Conselho Federal de Odontologia que exige um curso de capacitação para os profissionais que pretendam usar a técnica em seu consultório.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES? A sedação com óxido nitroso está contraindicada para pacientes (adultos ou crianças) que não possam respirar pelo nariz ou com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), crianças que não aceitem permanecer com a máscara nasal e que chorem muito durante o procedimento (pois dessa forma respiram pela boca), gestantes, usuários de drogas e de medicamentos depressores do sistema nervoso central. Por isso é importante informar seu dentista sobre qualquer alteração de saúde ou uso de medicamentos para que ele possa determinar se há algum risco em realizar a sedação em você. Para diabéticos, hipertensos, asmáticos a técnica é altamente recomendada. A sedação só pode ser atingida se o paciente quiser. 

QUAL O PRINCIPAL EFEITO COLATERAL NEGATIVO? Efeitos negativos são raros, mas caso ocorram são náuseas, vômito e dor de cabeça durante o uso do gás apenas.

QUAL SERÁ O ESTADO DO PACIENTE AO FINAL DA SEDAÇÃO? Após o término do atendimento clinico, para reverter o estado de sedação, deve-se administrar oxigênio a 100% 5 minutos, evitando o efeito residual dos gases. O paciente se sentirá extremamente bem, descansado e relaxado. Capacidade motora e cognitiva inalterada. Portanto, adultos poderão dirigir e não precisam de acompanhantes para retornar para casa. Os pacientes podem inclusive retornar ao trabalho ou à escola logo após o procedimento.

QUAIS OS PRINCIPAIS USOS NA ODONTOLOGIA? A técnica de sedação inalatória pode ser usada conjuntamente em qualquer especialidade odontológica. O mais comum é para cirurgias e tratamentos endodônticos (de canal). Mas para muitos casos de pacientes com fobia do ambiente odontológico ou de agulhas, usa-se a sedação até para procediementos considerados mais simples como restaurações e limpeza. 

PORQUE UTILIZAMOS A SEDAÇÃO NA SORRISUS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS?

Utilizamos porque a técnica vai de encontro à filosofia da clínica: alta tecnologia voltada ao bem estar do nosso paciente. São poucas as clínicas que oferecem este diferencial pois o custo de aquisição do aparelho e dos gases é elevado, mas acreditamos que o investimento vale à pena, pois é um diferencial e pode curar medos, fobias, permitir tratamentos as vezes protelados por anos pelo medo de dentista. Acreditamos que estamos oferecendo conforto e qualidade de vida.

Texto produzido por Dra. Ana Paula Menoli

nathiferreira.com

  • Especialista e Mestre em odontopediatria, Especialista em saúde coletiva, Habilitada em sedação inalatória com óxido nitroso, Professora do curso de Graduação em Odontologia da Unipar (Cascavel/PR.), Membro da Equipe Sorrisus Clínicas Odontológicas

Cinco hábitos que mudaram minha vida!

Oi, oi bebezinhos… Tudo bem com vocês? Segue hoje repost da minha querida amiga e companheira de trabalho Ana Luiza Palhares do blog Cinderela de Mentira (@cindereladementira). Vale a pena conferir :) bjinhos…

Cinco hábitos que mudaram minha vida!

Hábito 1: Me exercitar

Coloquei o “exercício físico” como number one de propósito nessa lista. Vocês não tem ideia do quanto me sinto mais disposta e animada depois que comecei a me exercitar. Me matriculei na academia no início de setembro. Nem um mês se passou e já sinto uma diferença gritante na minha vida. Lá posso fazer musculação, cardio, zumba, spinning, muay thai, entre outras modalidades. Tudo vai de acordo com meu humor e minha disponibilidade de horários. Adoro poder adequar realmente minha rotina de trabalho à minha vida pessoal e estou amando colocar meu corpo para se movimentar!

Hábito 2: Tirar um tempinho pra mim

Eu achei que seria impossível tirar um tempinho para me cuidar, em meio às minhas funções. Mas não é que esse tempinho tirado me ajuda a executar tudo de forma mais tranquila e no tempo certo? Sempre tiro uma horinha do dia para meditar com playlists do spotify, para hidratar meus cabelos, fazer uma máscara facial, assistir à um programa besta na TV ou Youtube, enfim. Acho muito válido esse tipo de experiência, pois ela me deixa ainda mais empolgada para executar o restante dos meus jobs.

Hábito 3: Me alimentar melhor

Tá ai um hábito que eu queria que mudasse. Trabalhando fora, com a rotina conturbada, costumada me alimentar muito mal. Comia qualquer coisa na rua, fast food, comidas e lanches industrializados e muitos alimentos com açúcar. Estando em casa eu me alimento melhor, nos horários certos e com muito mais qualidade. Minha relação com a comida mudou 100%, comecei a enxerga-la de uma forma mais amigável, menos rígida. Estou amando me alimentar melhor.

Hábito 4: Dormir e acordar em horários flexíveis

É uma delícia poder readequar minha rotina até a hora de dormir. Tem dias que estou produzindo tanto na parte da noite, que durmo tarde e acordo tarde no dia seguinte. Realmente vou adequando minha rotina para não ter problemas e nem deixar nada na mão. Tudo vai de acordo com minha vontade, meu sono e meu cansaço. Me sinto muito mais leve para executar minhas funções, trabalhando realmente quando estou inspirada, seja 14h da tarde ou 2h da manhã.

Hábito 5: Planejar melhor minhas ações

Desde 2015, sempre planejo minhas metas e vontades para o ano que se inicia. Porém, nunca eram planejamentos completos e com objetivos concretos. Era sempre algo mais abstrato e aleatório. Hoje consigo planejar realmente minhas ações à curto, médio e longo prazo. Consigo analisar o que estou fazendo e o que isso está gerando de resultado para conquistar minhas metas, fazendo ou não alterações no meio do percurso. Planejamento e ação são essenciais na minha rotina.

5-Habitos-que-mudaram-meu-dia-a-dia

Reproduzido por: http://www.cindereladementira.com.br

http://www.instagram.com/cindereladementira

Iogurte com Whey – Rotina Saudável

Olá, amores… Hoje é sexta-feira e estão todos animados para o final de semana?

Hoje vou mostrar uma maravilha da marca Verde Campo (clique) que eu descobri há mais ou menos uns seis meses. Já pensaram em consumir um produto ideal para suprir as necessidades de quem pratica atividade física? Nessa vida corrida que levamos, muitas vezes ingerimos pré e pós treino completamente errado e isso pode retardar seu objetivo.

Quando vi na prateleira do supermercado (mais precisamente na sessão de iogurtes) um frasco escrito:  NATURAL WHEY, corri para ler os dados da embalagem e fiquei muito surpresa. Nele dizia que se tratava de um Iogurte com Whey, zero lactose, zero adição de açúcar, adoçado com stevia (adoçante que já uso há algum tempo aqui em casa), e o mais impressionante: 14 gramas de proteína!

IMG_9595

Fique maravilhada com o que li e ai veio a dúvida: mas será que o sabor é bom? Porque cá entre nós, tudo que parte para o lado de “mais saudável” não parece ser tão saboroso, não é mesmo? Rsss… Bom, eu levei logo de cara um de cada sabor para testar o paladar e me identifiquei com todos. A linha possui três sabores diferenciados que eu sempre consumia sem ter um favorito.

Foi tanto amor que a marca Verde Campo descobriu meu carinho pelos produtos que entrou em contato para me enviar semanalmente vários produtos da linha que inclusive quero compartilhar com vocês em outro post. E agora além dos sabores Morango, Baunilha e Banana, lançaram o Cookies & Cream que eu já estou louca para experimentar!

Confira todos os sabores:

iogurte whey

IMG_9594IMG_9592IMG_9593

Eu tenho sempre na geladeira e tomo antes de treinar, principalmente quando chego correndo em casa e não dá tempo de preparar algo. as vezes, levo em uma térmica e consumo como pós-treino. Não esqueça de consultar uma nutri para lhe orientar qual melhor maneira de inserir o produto em sua dieta, ok? Bjoo…

Vitamine-se com #VitaPremium

Oiiii meus amores… Hoje o post no blog é sobre Saúde e quero dar uma super dica para vocês. Assim como já diz no título, Vitamine-se com #VitaPremium, um novo produto que você irá ver muuuuito no mercado. Toda a linha foi produzida com cuidado e carinho para atender as necessidade do nosso corpo no quesito #VidaSaudável, pois nunca é tarde para começar os cuidados diários, buscando assim mais qualidade de vida.

A marca Vita Prêmium (clique) possui produtos diversificados que atende todas as faixas etárias. Isso mesmo, a empresa desenvolveu itens específicos para crianças, adultos, idosos e gestantes. Não é uma maravilha? E tudo isso com um preço super acessível de lançamento, porque eu amo dar dicas de bons produtos e preços que cabem no bolso.

VITA PREMIUM A a Zinco é indicado para uso diário, contendo todas as vitaminas e mineiras que seu corpo precisa. Digo sempre no meu SnapChat (@nathiblog) que o corpo humano é como um carro… para o motor funcionar corretamente, precisamos colocar um bom combustível, ou seja, ingredientes essenciais para que nossas células desempenhem um bom trabalho.

Esse complexo de vitaminas possui em sua fórmula VITAMINA C, que atua no sistema imunológico e auxilia na síntese de colágeno, além de conter VITAMINAS DO COMPLEXO B, atuando na saúde do sistema nervoso e circulatório, ajudando na formação de células vermelhas do sangue e anticorpos, ou seja, o complemente perfeito que seu organismo necessita.

vita premium

VITA PREMIUM SENIOR 50+ foi criado para a melhor idade, que infelizmente, com o passar do tempo, nosso organismo deixa de produzir (como deveria) algumas substâncias primordial para uma vida de longevidade. O VITA PREMIUM SENIOR 50+ contém em seu frasco todas as vitaminas e substâncias para repor e proporcionar uma vida repleta de saúde e sabedoria.

vita premium

VITA PREMIUM GESTANTE é para as gravidinhas lindas… Futuras mamães que se preocupam desde cedo com a saúde do seu futuro bebê e também com o processo de “gestar”.

Todos já sabemos que durante a gestação, o corpo necessita de nutrientes em dobro para desenvolver um novo ser e também dar suporte para que a mãe consigo fornecer todos os nutrientes que o feto necessita. Já vi muitas amigas preocupadas durante a gestação por não estarem respondendo aos exames de sangue como deveriam… Converso muito com elas sobre isso… Sobre manter um corpo equilibrado com as vitaminas essenciais para essa fase tão importante.

Pensando nisso, a equipe Vita Premium criou uma fórmula especial para essas futuras mamães, contendo tudo o que ela e seu bebê precisam para uma vida linda e saudável. Aaaahh… e lembre-se que além da gestação, ainda tem o tempo de amamentação, que exige ainda todos os cuidados de um corpo bem preparado com os nutrientes necessários. =)

vita premium

Se você não encontrar os produtos VITA PREMIUM em sua cidade, basta acessar o site WWW.MUNDOVITA.COM.BR e ali mesmo efetuar seu pedido, recebendo seus itens em casa. É muita comodidade meu povo… E como já falei no início do post, o preço é super acessível, como a gente gosta 😉

Vou deixar também os contato para quem quiser mais informações:

Instagram: @vita.premium

Site: www.mundovita.com.br

Espero que tenham gostado dessa super dica e não esqueçam: VITAMINE-SE!

O que é Microfisioterapia e Osteopatia?

 

O papo hoje é sobre saúde! Quem me companha nas redes socias já sabem que tenho feito alguns tratamentos visando melhorar minha qualidade de vida. Tenho buscado compor uma sintonia equilibrada entre corpo e mente e só tenho a agradecer ao Dr. ROMMEL PADOVAN BRANQUINHO que tanto tem me ajudado nessa busca. Compartilhei minha experiência no SnapChat (NATHIBLOG) e desde então tenho recebido muitas perguntas de leitores e amigos querendo saber um pouco mais sobre esses tratamentos. Pedi para que o Dr. Rommel explicasse brevemente aqui no blog como esse conjunto de terapias funcionam. Eu, Nathalia, posso garantir que minha vida mudou 100%, tanto na parte física, emocional e comportamental, pois uma mente bem trabalhada é sinônimo de sucesso pessoal e vitalidade corporal. 

Microfisioterapia:

A Microfisioterapia é uma técnica que nasceu na França na década de 1980 (Patrice Benini & Daniel Grosjean), consiste em uma técnica de fisioterapia manual que pode identificar a causa primária de uma doença ou sintoma, e estimular a auto-cura do organismo para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação através de reprogramação celular e tecidual. Através de técnicas de micropalpação seletiva o fisioterapeuta procura no corpo onde essas memórias se instalaram, e provocaram sintomas locais ou a distância. Uma vez encontrados tais traços, realiza-se por meio da terapia manual específica deste método a simulação da eventual agressão e posterior estimulação suave de auto-correção para  restabelecer as funções do organismo, eliminando assim doenças e promovendo a saúde Corpo e Mente. As mãos do Fisioterapeuta mobilizam e estimulam os diferentes tecidos de acordo com o tipo de agressão (tóxica, química, física e emocional). Esta técnica é aplicável em todas as às idades, num objetivo terapêutico ou preventivo.

Osteopatia:

A Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou tratamentos invasivos.

Osteopatia Vísceral: Está voltada para o bom funcionamento sistêmico do corpo, ou seja, lida com as relações entre as vísceras, sistema nervoso central e o sistema estrutural. Na visão osteopática essas alterações viscerais podem ter origem simpática (fase de stress), parassimpática (fase de reparação), hormonal, restrição tecidual e diminuição do líquido seroso presente na cavidade abdominal, desencadeando um sintoma (musculo-articular, neural) tendo como origem uma aderência ou alteração na mobilidade visceral.

Osteopatia Craniana: Consiste em liberar certas restrições no sistema crânio-sacral e dissipar os efeitos negativos do estresse sobre o sistema nervoso central, facilitando o processo de recuperação do próprio corpo (principio da auto cura). Você também se beneficia com uma melhor saúde global e resistência a doenças. A Osteopatia Craniana indicada para: Dores de cabeça e enxaqueca, labirintite,  rinite, nevralgias do nervo trigêmeo, dores crônicas na nuca e na lombar, problemas relacionados ao estresse e tensão, fibromialgia, disfunções da articulação temporomandibular (ATM), escoliose, estresse pós-traumático, dificuldades emocionais e varias outras doenças.

Avaliação da pisada por meio da Baropodometria:

Com o auxilio da Baropodometria computadorizada conseguimos mensurar os pontos de maior pressão e distribuição das cargas no solo. Segundo pesquisas recentes, (90%) da população têm algum desequilíbrio postural estático, sendo os pés um importante captor do sistema postural. Com esta ferramenta, o fisioterapeuta consegue um diagnostico biomecânico de sua pisada, corrigindo este captor (pés) por meio de palmilhas proprioceptivas reequilibrando a postura no plano estático. Esta abordagem pode ajudar a prevenir inúmeros problemas osteomioarticulares, como por exemplo (metatarsalgia, joanete, esporão de calcâneo, fasceite plantar, periostite, pé diabético, perna curta, pé chato, pé cavo, dores lombares).

rommel

Ft. Me. ROMMEL PADOVAN BRANQUINHO

OSTEOPATIA-MICROFISIOTERAPIA-BAROPODOMETRIA

Crefito 13 (85741)

Rua João Cândido Câmara, 1107 (sala 02) Centro – Dourados-MS

(67) 3425- 1615 / 99914-2299

email: [email protected]